Bem vindo!

Contatos: nucleo.artes.integradas@gmail.com

Artes Integradas?

O que Teatro, Artes Visuais, Música, História e outras áreas do conhecimento  têm em comum? É possível trabalhar mantendo o diálogo entre todas essas áreas? Apesar de aparentemente muito distintas, todas são fruto da ação e criação humana e, como tal, estão inevitavelmente ligadas.
Tradicionalmente somos acostumados a classificar o mundo em categorias que não se misturam. Todo o nosso modo de pensar acaba sendo construído de forma igualmente fragmentada.
O Núcleo – Artes Integradas traz uma nova proposta de trabalho, acreditando que todas as formas de arte e outras áreas da criação humana possuem a mesma origem e se complementam.
Nosso posicionamento perante o mundo não é inédito. Já em 1910, o pai da abstração nas artes plásticas, Wassily Kandinsky realizou estudos em que buscava equivaler cores e formas à sons, ao passo que artistas expressionistas, por exemplo, as utilizavam para tornarem visíveis seus sentimentos. Por sua vez, diversos pensadores do século XX, entre eles Edgar Morin, vêm dedicando-se a questionar a fragmentação do pensamento, lançando a transdisciplinaridade como  principal tendência para o ensino do novo século.
Apesar de todas estas iniciativas, ainda vemos uma grande distância entre teoria e prática. Observamos o oferecimento de cursos que se mantém apegados à currículos restritos por serem absolutamente descolados das outras linguagens artísticas, do conhecimento prévio já trazido pelos próprios alunos e de seus posicionamentos perante a sociedade.
Nossa proposta é lançar uma nova metodologia em um curso que não terá o teatro como única linguagem. Criatividade, interatividade, integração serão as novas palavras de ordem.
O Núcleo- Artes Integradas é um espaço voltado para a apreciação da experiência. Trata-se de um curso cujos ciclos se fecham ao fim de cada ano, em que o aluno participará de aulas que não apenas mesclam teatro às artes visuais e a música, mas trabalha de forma que todas essas linguagens sejam elementos inseparáveis, em um processo de constante construção e descoberta.
Nosso calendário de eventos inclui, entre outros acontecimentos, uma  mostra aberta ao público de todos os resultados obtidos durante os exercícios e atividades até então realizadas e o fechamento com a montagem de um espetáculo totalmente preconizado pelos alunos que, durante as aulas, participarão na idealização e execução do cenário, figurino, iluminação e outros recursos necessários.
O Núcleo – Artes Integradas vem para trazer a experiência e a teoria em um curso que vai além do teatro: nosso objetivo é produzir CULTURA.
“A experiência estética é uma manifestação, um registro e uma celebração da vida de uma civilização. Isso porque, embora ela seja produzida e desfrutada por indivíduos, esses indivíduos são como são, no conteúdo de sua experiência, por causa das culturas de que participam.”  John Dewey